A importância do tensionamento das correias transportadoras

Para a correta utilização das correias transportadoras  o tensionamento perfeito é muito importante. Em caso de supertensionamento, quando elas exercem mais força do que precisa, a correia corre o risco de romper ou mesmo danificar os rolamentos e eixos onde estão conectadas. No outro oposto, quando a correia fica frouxa, a função do maquinário fica prejudicada e a correia transportadora pode se soltar, causando assim acidentes. 

Para o melhor atuação tanto do maquinário quanto da correia a recomendação é para utilizar um tensiômetro mecânico ou eletrônico, pois assim fica garantido a precisão que define que a correia transportadora se encontra na tensão ideal para um funcionamento perfeito. Vale ressaltar que o ponto ideal de tensão é aquele onde a transmissão está com o tensionamento menor, mas sem que a correia transportadora patine.

Nenhum spray ou produto deve ser empregado para acrescentar a tensão ou a aderência das correias transportadoras, pois estes produtos deterioram as correias e causam o acumulo de sujeira e poeira, o que desgasta as correias. 

A Bormax é especialista em correias transportadoras. Entre em contato conosco para mais informações. 


Compartilhe este conteúdo
|

Voltar

Leia outras notícias

Saiba como REDUZIR SEU CONSUMO de energia elétrica

Clique aqui e saiba mais

Parceiros

Assine nossa newsletter

A Bormax apoia
as obras do GRAACC

A Bormax é
Top Five