Correias transportadoras e os tipos de roletes

Para que as correias transportadoras cumpram seu papel, os roletes precisam estar aptos para o trabalho e serem adequados para o tipo de transportador. Trata-se de um conjunto de rolos com livre rotação que é utilizada para guiar e também suportar as correias transportadoras no dia a dia. 

Os roletes das correias transportadoras podem ser divididos em oito tipos. Vamos conhecê-los melhor.

•Rolete de carga – este é o conjunto que serve de apoio no espaço carregado das correias transportadoras.

•Rolete de retorno – são aqueles que apoiam o trecho de retorno das correias.

•Rolete de impacto: estes são rolos que ficam estrategicamente em pontos de carregamento para amenizar o choque de impacto dos materiais com a correia.

•Rolete Auto Alinhador: são rolos com estrutura giratória, que trabalha para manter o controle do deslocamento lateral. Eles são usados em trechos da carga e também no retorno.

•Rolete de anéis: são aqueles conjuntos de retorno formados por anéis de borracha com espaço, usados para amenizar o acúmulo de material no rolete e também visam ajudar no desprendimento do material que fica nas correias.

•Rolete de Transição: são rolos empregados na proximidade dos tambores terminais, usados no guiar, amparar, e auxiliar a passagem da correia entre os tambores e roletes.

•Rolete Espiral: É o rolete de retorno que tem o rolo em forma de espiral, usado para gerar o desprendimento dos materiais aderidos na Correia.

•Rolete em Catenária: são rolos pendentes com interligações articuladas entre si.

Estes são os principais tipos de roletes utilizados em correias transportadoras. Os cuidados tanto com as correias quanto com os demais componentes aumentam a vida útil dos conjuntos. Os roletes precisam ser conservados sem sujeira e pó, lembrando-se sempre de verificar o funcionamento dos autoalinhadores, assim como os rolos, substituindo-os sempre que necessário.

A Bormax atua com correias transportadoras padrão e com projetos de desenvolvimento sob medida. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções.


Compartilhe este conteúdo
|

Voltar

Leia outras notícias

Saiba como REDUZIR SEU CONSUMO de energia elétrica

Clique aqui e saiba mais

Parceiros

Assine nossa newsletter

A Bormax apoia
as obras do GRAACC

A Bormax é
Top Five