Emendas em correias transportadoras

Utilizadas em diversos tipos de sistema de movimentação de mercadorias, as correias transportadoras, quando sofrem danificações ou precisam ter seu tamanho aumentado, passam por reparos e emendas. Há dois tipos principais de emendas: mecânicas ou vulcanizadas.

O processo consiste em juntar dois pedaços das correias transportadoras, aumentando sua dimensão ou corrigindo rasgaduras. Para que o procedimento seja realizado corretamente é preciso levar em consideração o tipo de correia, os materiais transportados, a velocidade do sistema e o ambiente em que as correias transportadoras estão trabalhando.

Nas emendas mecânicas feitas em correias transportadoras, é utilizado um sistema de fixação mecânico e um martelo ou rebitador elétrico para instalar os fixadores. Este tipo de emenda é mais usado em ambientes sujos, com umidade ou apertados, que sofrem bastante com desgastes e precisam ser continuamente expandidas. 

Vulcanização é uma emenda que utiliza calor ou produtos químicos aliados a ferramentas espaciais, conhecimentos técnicos e ambiente limpo, tendo a umidade e temperatura controladas. O processo pode ser feito a quente ou frio. A emenda criada a quente é feita por meio de prensa vulcanizadora, no processo a frio, é utilizado produtos químicos para unir as partes das correias transportadoras. Nos dois casos, o tempo de reparo é maior que nas emendas mecânicas, sendo um tipo de emenda utilizado como solução de longo prazo em correias de cargas leves e que não exigem reparos constantes e ampliações.

Seja para reparos ou para alongar o cumprimento original das correias transportadoras, as emendas precisam ser feitas com atenção, para evitar problemas com a integridade das correias. 

A Bormax atua com correias transportadoras padrão e com projetos de desenvolvimento sob medida. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas soluções.

Compartilhe este conteúdo
|

Voltar

Leia outras notícias

Saiba como REDUZIR SEU CONSUMO de energia elétrica

Clique aqui e saiba mais

Parceiros

Assine nossa newsletter

A Bormax apoia
as obras do GRAACC

A Bormax é
Top Five