Estruturas de suporte em correias transportadoras

Um sistema de correias transportadoras é constituído de vários elementos, divididos em função de sua função no sistema. Na classificação de estruturas de suporte encontramos dois elementos de extrema importância em todo o sistema.

Estruturas de Suporte - Compreende todos os elementos que sustentam a correia e os demais componentes. Sua definição deve ser feita em função de toda a carga a ser suportada, levando em conta os demais componentes assim como a carga transportadas. Essa capacidade deve ser considerada não apenas para suportar o peso, mas também para que o faça de forma idônea, ou seja, sem inclinações ou variações que possam comprometer o transporte de alguns tipos de cargas.

Apesar de não ser objeto de destaque, a estrutura de suporte tem papel fundamental em todo o processo, não apenas em sua funcionalidade, mas na conservação e prolongamento da vida útil dos demais componentes. Sistemas desalinhados tendem a forçar rolamentos e demais componentes móveis, desgastando as peças de modo antecipado, gerando calor desnecessário e consequente prejuízo aos demais componentes.

Tambor de Acionamento – Esse componente é o responsável pela transmissão de movimento ao sistema, através de sua conexão ao motor através de uma correia. A definição da correia a ser utilizada, assim como a tensão aplicada é fundamental para que se evite que a correia deslize sobre o tambor ou sobre a polia do motor. Esses deslizamentos comprometem a potência do sistema, além de desgastar a correia prematuramente. Correias demasiadamente tensionadas também tendem a gerar quebras precoces.

Compartilhe este conteúdo
|

Voltar

Leia outras notícias

Saiba como REDUZIR SEU CONSUMO de energia elétrica

Clique aqui e saiba mais

Parceiros

Assine nossa newsletter

A Bormax apoia
as obras do GRAACC

A Bormax é
Top Five