Manutenção preventiva em correias transportadoras

Correias transportadoras são o meio mais comum de transporte de materiais a granel em grandes quantidades, principalmente em mineradoras. O objetivo do uso das correias transportadoras é manter um fluxo contínuo dos matérias entre as operações, com economia e segurança. Mas, para que elas atendam às necessidades sem riscos, a manutenção preventiva é necessária.

A inspeção das correias transportadoras é importante para a preservação de um patrimônio que é valioso. Esta inspeção, assim como a manutenção preventiva deve ser de responsabilidade de uma pessoa ou um grupo que encare de forma eficiente o trabalho, estando sempre atento a possíveis pontos críticos da operação.

Desgastes, rasgões, raspadores sem funcionamento, rolos travados e vazamento de materiais devem ser observados e corrigidos. Verificar a localização dos problemas e como eles ocorrem é uma maneira de determinar a causa e encontrar uma solução para a questão. Corrigir os problemas detectados é importante para prevenir falhas maiores, que podem causar perdas de efetividade.

Os itens fundamentais, que devem ser inspecionados com regularidade nas correias transportadores são: alinhamento da correia; estado dos roletes e tambores; estado da cobertura e emendas da correia; estiramento da correia; situação dos raspadores e limpadores e estado das guias de material e chutes, para evitar vazamentos.


Compartilhe este conteúdo
|

Voltar

Leia outras notícias

Saiba como REDUZIR SEU CONSUMO de energia elétrica

Clique aqui e saiba mais

Parceiros

Assine nossa newsletter

A Bormax apoia
as obras do GRAACC

A Bormax é
Top Five